A luta de Bushwick Bill

Este ano tem sido difícil em vários aspectos, inclusive na música, em 5 meses já aconteceram muitas coisas ruins e semana passada passamos a lidar com um um novo infortúnio.

Bushwick Bill, membro do icônico Geto Boys, anunciou em suas redes sociais que está lutando contra um câncer no pâncreas grau 4, que talvez seja o mais agressivo tumor conhecido pela medicina.

Richard Shaw, conhecido no rap como Bushwick Bill

Hoje com 52 anos, sua vida e carreira são marcadas por altos e baixos, regado a problemas físicos, emocionais e vícios diversos. Nascido na Jamaica, mudou-se para o Brooklyn, no bairro de Bushwick, em Nova Iorque, quando ainda era uma criança (Daí a origem de seu nome artístico). Somente depois fez morada em 5thWard, quebrada de Houston, Texas.

Por conta do nanismo (ele tem apenas 1,12m de altura) teve de lidar com preconceitos e bullying desde a infancia. Através de suas letras que incluíam misoginiaviolência, experiências psicóticas e necrofilia, pôde confrontar seus demônios e ao lado de Scarface e Willie D (a formação mais conhecida) se transformaram no maior grupo do sul dos EUA, Geto Boys.

Em 1991, durante uma briga com a namorada, ele perdeu o olho direito devido a um tiro acidental com uma arma de fogo, fato este descrito em detalhes na faixa Ever So Clear de seu 1º álbum solo Little Big Man, de 1992. Para chocar e capitalizar ainda mais esse drama, o antológico We Can’t Be Stopped do Geto Boys, traz na capa o rapper ferido a caminho do centro cirúrgico para a retirada do globo ocular.

Capa do álbum de 1991, We Can’t Be Stopped, de Geto Boys

Em 2006, farto de seu modo problemático de viver, Bushwick Bill se converte ao Cristianismo, chegando a lançar um álbum de Rap Cristão em 2010 chamado My Testimony Of Redemption.

Contudo, mesmo em um processo de cura espiritual, os fantasmas do passado continuaram atormentando e mantendo-o em situações negativas. Curiosamente no mesmo ano em que lançou seu álbum gospel, foi pego em uma abordagem policial portando maconha e cocaína. Ele responde em liberdade, porém, ainda corre o risco de ser deportado para Jamaica, sua terra natal.

São temas complexos, mas antes de toda a controvérsia, estamos retratando um ser humano que nesse momento enfrenta a maior de suas lutas. Nós do Subterrâneo 808 colocamos a vida de Richard Shaw em nossas orações e torcemos para que ele vença mais essa batalha.

Deixe um comentário

Site criado com WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora